Frequência Política

Frequência Política

Podcast de análise política do InfoMoney e da XP Investimentos. Um debate sobre os assuntos mais relevantes da semana, sempre de olho no que mexe com a economia. Tudo o que você realmente precisa saber dos três poderes.

Episodes

January 15, 2022 55 min
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute os riscos fiscais e políticos que se desenham para este ano, em que o clima eleitoral exerce pressão sobre a pauta do Congresso. Também analisa o panorama eleitoral atual e os cenários que podem mudar a disputa pela Presidência da República até outubro.

Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para I...
Share
Mark as Played
No último episódio de 2021, o time de análise política da XP Investimentos comenta a aprovação do Orçamento de 2022 e as pressões que congressistas e governo devem exercer para ampliar os gastos no início do próximo ano.

O time analisa também o cenário da corrida eleitoral em 2022 a partir do “noivado” entre o ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Faz projeções projeções sobre a continuidade e manutençã...
Share
Mark as Played
#130 -


No episódio desta semana, o time de análise política da XP destrincha os movimentos finais de 2021 nas principais pré-candidaturas ao Planalto: as articulações do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro e do governador de São Paulo, João Doria, para a construção da terceira via, a aproximação entre o ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula, além da apresentação da senadora Simone Tebet como pré-candidata pelo MDB.

O t...
Share
Mark as Played
O fim do ano se aproxima e a política segue com a lista de pendências lotada. A PEC dos Precatórios foi aprovada pelos senadores, mas o impasse se transferiu para a possibilidade de promulgação do texto, que ainda não tem desfecho definido. Em outra frente, deputados e senadores se movimentam para que o Supremo reinstale as emendas de relator. O time de análise política da XP Investimentos comenta as pressões que essesnimpasses pod...
Share
Mark as Played
As negociações da PEC dos Precatórios continuam no Senado, depois da leitura do relatório do senador Fernando Bezerra Coelho na Comissão de Constituição e Justiça. A tentativa é a de viabilizar a aprovação da proposta na CCJ no próximo dia 30 e no plenário no próprio dia ou na semana seguinte. O time de análise política comenta as possíveis alterações no texto apresentado pelo relator e o calendário apertado para retorno da PEC à ...
Share
Mark as Played
O governo entrou em campo para tentar viabilizar até o fim do mês a aprovação no Senado da PEC que garante espaço fiscal para o pagamento do Auxílio Brasil turbinado no ano eleitoral. A ideia passar por concessões em uma proposta “paralela” para viabilizar a aprovação da parte da matéria que permite o programa ainda este ano. O time de análise política comenta o cenário e eventuais desdobramentos da PEC na Comissão de Constituição ...
Share
Mark as Played
Mesmo com a semana mais curta por conta do feriado, a Câmara dos Deputados votou, em primeiro turno, a PEC dos Precatórios, com um placar de aprovação apertado e quórum abaixo do confortável para a apreciação de uma proposta de emenda à Constituição.

O time de análise política comenta o cenário da votação, as negociações internas entre as bancadas para viabilizar a deliberação da matéria e as perspectivas para a próxima semana, em ...
Share
Mark as Played
Nesta semana, o plenário da Câmara dos Deputados não atingiu o quórum qualificado que permitia iniciar a votação da PEC dos Precatórios, adiando a apreciação da proposta para a próxima quarta-feira, um dia após feriado de Finados. O time de análise política comenta as resistências que a matéria tem enfrentado na Câmara.

Ainda, analisam os próximos trâmites da capitalização da Eletrobras, que voltou à tona no fim desta semana, depoi...
Share
Mark as Played
October 23, 2021 23 min
Nesta semana, o time de análise política da XP Investimentos comenta a decisão do governo de promover a elevação do teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil de R$400 no ano eleitoral — que culminou no pedido de demissão dos secretários Bruno Funchal e Jefferson Bittencourt — protagonistas da defesa da responsabilidade fiscal dentro do governo.

Para o avanço da proposta de Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse q...
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta o relatório da PEC dos Precatórios apresentado na Comissão Especial nesta quinta-feira e que deve ser votado em 19 de outubro.

Na próxima semana, devem acontecer também articulações sobre o projeto de lei complementar que altera a base de cálculo do ICMS sobre os combustíveis, uma forma de conter a alta dos preços observados nos últimos meses e que se tornou uma...
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta o início das movimentações do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional para solucionar a alta nos preços dos combustíveis, com a articulação para a aprovação de um projeto de lei complementar (PLP 16/2021) que torna o ICMS fixo nominal dos estados.

Além disso, o time discute- a extensão do Auxílio Emergencial e o início dos trabalhos da Comissão Especial da P...
Share
Mark as Played
No início da semana, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaram uma nova saída para o pagamento dos precatórios, que ainda deve ser apresentada no Congresso e deve ter rito expresso, mas não sumário, como já afirmou Lira. O time de análise política comenta os próximos passos e possíveis resistências que o texto deve enfrentar nas Casas Legislativas.

Também, ...
Share
Mark as Played
September 18, 2021 37 min
Com a admissibilidade da PEC dos Precatórios aprovada na CCJ da Câmara, a tramitação da proposta de parcelamento das dívidas judiciais ganha um novo ritmo. Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discorre sobre os próximos passos da matéria na Câmara, mas também sobre a decisão do governo em aumentar as alíquotas do IOF para custear a ampliação em 2021 do Auxílio Brasil, novo programa social que substitui o B...
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a repercussão nos poderes Judiciário e Legislativo dos atos de 7 de setembro e a tentativa de apaziguamento do Executivo com a publicação da Declaração à Nação, na quinta, que teve reflexos imediatos na agenda econômica. Além disso, comenta a paralisação dos caminhoneiros nas rodovias, uma das consequências das manifestações, e as possíveis soluções para o a que...
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta as movimentações para os atos de 7 de setembro, convocados com apoio do presidente Jair Bolsonaro e que podem tensionar ainda mais as relações entre o Judiciário e o Executivo nos dias seguintes — além da reação do Legislativo, sobretudo no Senado.

Além disso, o time discute o cenário que a Reforma do IR, com votação finalizada na quinta na Câmara, deve enfrentar...
Share
Mark as Played
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux apresentou, na Expert XP, uma alternativa para o pagamento dos precatórios com a mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida pode trazer um alívio para o Orçamento de 2022 e, assim, viabilizar o novo programa social Auxílio Brasil -- mas traz também dúvidas relevantes sobre o acúmulo de um estoque de pagamentos para anos futuros.

Os analistas políticos ...
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a retirada de pauta da Reforma Tributária (PL 2.337/21) na Câmara dos Deputados, sem acordo para aprovação da matéria, e as próximas movimentações para a construção de um novo texto. Em contrapartida, há avanços da PEC dos Precatórios, que tenta abrir espaço dentro do teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil, novo programa social do governo. Também coment...
Share
Mark as Played
A segunda semana de trabalhos do Legislativo no semestre expôs desafios para o governo. Ainda sem acordo, a reforma do imposto de renda foi adiada para a próxima terça-feira, enquanto se avolumam ruídos sobre a PEC dos Precatórios e os riscos às regras fiscais e se mantém o tensionamento entre Bolsonaro e o Judiciário depois da rejeição pela Câmara da PEC do voto impresso.
Share
Mark as Played
Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a retomada PEC dos Precatórios, os desdobramentos da Reforma Tributária com a aprovação do Refis, no Senado Federal, e as modificações na segunda versão do substitutivo da Reforma sobre a Renda, na Câmara dos Deputados — isso em um contexto de turbulência entre o Executivo e o Judiciário, intensificado com ataques de Bolsonaro ao STF, na reta final da tramitação...
Share
Mark as Played
No episódio da semana, a equipe de análise política da XP comenta as expectativas para o segundo semestre a partir da nova configuração do Palácio do Planalto, com desafios fiscais relevantes como o desenho final da reforma tributária e as disputas pela definição do formato novo programa de transferência de renda.
Share
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Morbid: A True Crime Podcast

    It’s a lighthearted nightmare in here, weirdos! Morbid is a true crime, creepy history and all things spooky podcast hosted by an autopsy technician and a hairstylist. Join us for a heavy dose of research with a dash of comedy thrown in for flavor.

    The Ben Shapiro Show

    Tired of the lies? Tired of the spin? Are you ready to hear the hard-hitting truth in comprehensive, conservative, principled fashion? The Ben Shapiro Show brings you all the news you need to know in the most fast moving daily program in America. Ben brutally breaks down the culture and never gives an inch! Monday thru Friday.

Advertise With Us

For You

    Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

    Connect

    © 2022 iHeartMedia, Inc.

    • Help
    • Privacy Policy
    • Terms of Use
    • AdChoicesAd Choices