O mundo passou por uma série de transformações nos últimos 40 anos, em todos os setores. Com o Brasil não foi diferente, e muito menos com a agricultura brasileira.
Passamos da condição de importador de alimentos para grande provedor mundial, um dos principais players do agronegócio, aumentamos a área plantada, a produção total, alavancamos a produtividade e tudo isso graças, principalmente, à ciência e à tecnologia.
Esse sucesso é resultado do jeito de produzir do agricultor brasileiro que a cada ano moderniza a forma de atuar no campo, onde além da tecnologia, também trabalha a sustentabilidade.
Neste artigo iremos explorar quais os pilares responsáveis pela transformação na agricultura brasileira e como ela está acontecendo.
Tecnologia como aliada
Na agricultura, a tecnologia é responsável por explicar a maior parte da evolução da produtividade. Segundo a Embrapa, no Brasil, entre os anos de 1975 e 2015, os avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do crescimento do valor bruto da produção agrícola, enquanto o trabalho respondeu por 25% e a terra por 16%.
Atualmente a tecnologia é acessível para produtores de diferentes tamanhos e perfis, sendo inclusive adaptável a modelos mais antigos de tratores e com aplicações diversas.
Vão desde tecnologias simples como telas de monitoramento, sensores, e GPS, até softwares sofisticados que coletam dados e realizam o diagnóstico das condições edafoclimáticas da lavoura.
O fato é, o que chamamos de agricultura de precisão nada mais é do que agilidade, assertividade, precisão e dados para o manejo da lavoura.
Tal precisão também tem permitido a aplicação da quantidade e localização correta de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, de acordo com as necessidades específicas de cada área do campo. O que resulta no uso mais eficiente dos recursos, redução de custos e diminuição do impacto ambiental.
Sustentabilidade em foco
O novo jeito de produzir do agricultor brasileiro também está fortemente pautado na sustentabilidade e aqui se encontra boa parte da pesquisa acadêmica do setor.
Práticas como o manejo integrado de pragas, rotação de culturas e sistemas agroflorestais estão se tornando cada vez mais comuns.
Os agricultores estão buscando uma produção mais equilibrada, que preserve os recursos naturais, reduza o uso de insumos químicos e promova a biodiversidade.
Além disso, a agricultura brasileira tem investido em técnicas de conservação do solo, como o plantio direto, que evita a erosão e melhora a qualidade do solo, e o uso de cobertura vegetal, que contribui para a retenção de água e nutrientes.
Tais práticas sustentáveis preservam o meio ambiente e aumentam a produtividade a longo prazo.
Aumento da produtividade
O monitoramento constante das lavouras permite identificar problemas rapidamente, reduzindo perdas e aumentando a eficiência na produção.
A aplicação precisa de insumos, combinada com a disponibilidade adequada de nutrientes para as plantas, resulta em cultivos mais saudáveis e produtivos.
Com a adoção de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, o produtor tem obtido ganhos significativos de produtividade em todo o setor.
Além disso, a diversificação de culturas e a integração de sistemas agroflorestais contribuem para a otimização do uso da terra e para a maximização dos rendimentos.
Os agricultores têm buscado diversificar suas produções, explorando diferentes nichos de mercado e aproveitando as vantagens dos diversos climas e solos presentes no país.
Conhecimento e prática do agricultor
Dados da Embrapa apontam que há 46 anos tínhamos uma área plantada de 37 milhões de hectares, com uma produção de 47 milhões de toneladas, e na safra 2022/2023, segundo o IBGE, a estimativa para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas é de alcançarmos 308,9 milhões de toneladas, em uma área a ser colhida de 77,1 milhões de hectares, ou seja, crescemos 6,57 vezes a produção e 2,0 vezes a área plantada.
Tal salto em quase 50 anos, demonstra também que ao longo de gerações, o produtor brasileiro acumulou um vasto conhecimento empírico sobre as práticas agrícolas mais adequadas para cada região e cultura.
Esse apren
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
Dateline NBC
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Special Summer Offer: Exclusively on Apple Podcasts, try our Dateline Premium subscription completely free for one month! With Dateline Premium, you get every episode ad-free plus exclusive bonus content.
On Purpose with Jay Shetty
I’m Jay Shetty host of On Purpose the worlds #1 Mental Health podcast and I’m so grateful you found us. I started this podcast 5 years ago to invite you into conversations and workshops that are designed to help make you happier, healthier and more healed. I believe that when you (yes you) feel seen, heard and understood you’re able to deal with relationship struggles, work challenges and life’s ups and downs with more ease and grace. I interview experts, celebrities, thought leaders and athletes so that we can grow our mindset, build better habits and uncover a side of them we’ve never seen before. New episodes every Monday and Friday. Your support means the world to me and I don’t take it for granted — click the follow button and leave a review to help us spread the love with On Purpose. I can’t wait for you to listen to your first or 500th episode!