Cartão de Embarque: O podcast de todos os destinos

Cartão de Embarque: O podcast de todos os destinos

Cartão de Embarque é o podcast de todos os destinos. Prepare o passaporte para dois dedos de conversa. Eleito "Melhor Podcast de Lifestyle" no Podes - Festival de Podcasts 2022.

Episodes

April 2, 2024 37 mins

Há cada vez mais gente a visitar o sítio onde foi rodada a sua série favorita, a participar em eventos e convenções e a procurar experiências relacionadas com séries, filmes, desenhos animados e videojogos.

O Daniel Louro é videógrafo, podcaster e nas horas vagas dedica-se à sua “caça ao tesouro”, percorrendo o mundo em busca de cenários utilizados em séries e filmes. Entre helicópteros e pântanos, já visitou locais de fil...

Mark as Played

Do choque cultural de Banguecoque à espiritualidade de Chiang Mai, não podiam faltar as ilhas paradisíacas, nem a gastronomia de chorar por mais.

É assim que a Fabiana e o Sandro, autores da página Next Stop With Love, nos apresentam a Tailândia, um país com mais de 35.000 templos budistas e gente de sorriso no rosto.

Numa conversa que corre como as cerejas, falam-nos sobre um país com lugar cativo no seu coração...

Mark as Played

Foi em pleno Equador que o João Petersen subiu ao Chimborazo, com 6263 metros de altitude, para pedir a Jhoselyn Padilla em casamento.

Hoje, estão os dois no Cartão de Embarque para falar de um país com quatro regiões muito diferentes: Andes, Amazónia, a costa e as Galápagos - onde Darwin se inspirou para escrever A Origem das Espécies.

Com todo um passado repleto de história, das civilizações pré-coloniais aos dias de hoj...

Mark as Played

Para os madeirenses, é o “cantinho do céu”. Para tantos outros, é mesmo a “pérola do Atlântico”. O Cartão de Embarque esteve na Madeira durante a festa dos Fachos, um dos momentos mais aguardados do ano para as gentes de Machico.

Dos desenhos em fogo que iluminam as encostas, ao nascer do Sol no Oceano Atlântico, a Andreia Teixeira mostra-nos a Madeira real, onde qualquer um se sente em casa.

Ao percorrer as ruas do centro...

Mark as Played
December 5, 2023 41 mins

O Cartão de Embarque chega ao final do ano com uma nova temporada e um episódio que nos leva a conhecer as tradições de Natal dos países nórdicos.

Uma autêntica roadtrip que começa na Noruega, onde a Daniela Pereira e o João Barbosa nos levaram a conhecer o caminho dos trolls. Já o Anders Homme conta-nos algumas das tradições mais caricatas desta época natalícia.

Daqui damos um saltinho até à Finlândia com a Inês Wellenkam...

Mark as Played

No último episódio da sua primeira temporada, o Cartão de Embarque ruma ao berço da civilização etrusca e também da romana, claro. Da pizza à pasta, das catedrais aos canais... Chegámos a Itália!

O Paulo, a Isa e a Maria são uma família que pode sair apenas para ir beber café... e acaba por dar a volta à Europa! Os autores do blog Nós por aí têm em Itália o seu país de eleição e em Roma uma parte do seu coração.

Além de ser...

Mark as Played

Desde 7 de outubro que muito se tem falado na Palestina, mas muito pouco tem sido dito sobre a sua história e sobre aquilo que o povo palestiniano tem passado desde 1948.

Foi por isso que o Cartão de Embarque esteve à conversa com o Khaled Abu-Qare. Este ativista é natural da Ramallah, trabalha na Agência Palestiniana para a Cooperação Internacional e faz-nos um retrato avassalador daquilo que se está a passar neste momento.

Mark as Played

O Cartão de Embarque de volta ao seu formato habitual, com um episódio que nos leva para o outro lado do mundo. Timor-Leste é o nosso destino.

A medicina, o voluntariado e as viagens são três dos pontos que unem a Marta e a Rita numa amizade que começou na faculdade e que já as levou a percorrer o mundo. Foi o trabalho voluntário que levou as Nothing Two Declare a Timor-Leste, de onde trazem tantos sorrisos emocionados.

For...

Mark as Played

Este Cartão de Embarque recebe alguém que tem na voz o entusiasmo de desbravar caminhos por esse mundo fora. 

Em criança era quem levava o mapa nas mãos durante as viagens de família. Hoje é urbanista, fotógrafa profissional e autora de “Blonde around the world”, onde fala sobre as suas viagens.

A Ângela Santos passou 10 dias na Síria... e de lá, traz muito no coração.

Uma conversa sobre mulheres que viajam sozinh...

Mark as Played

… mas não só. Da natureza ao ambiente medieval da Guerra dos Tronos, a Croácia tem atraído turistas um pouco de todo o mundo. 

Durante uma semana, a Mariana Dias fez-se à estrada para conhecer o país. A autora do blog A Ticket to Take Off junta-se ao Cartão de Embarque para nos falar de como gosta de preparar o itinerário perfeito para cada viagem.

A Ines Nozica é uma amiga de longa data que se junta a nós para falar da ma...

Mark as Played

Montpellier, no sul de França, é uma caixinha de surpresas: tem a mais antiga Faculdade de Medicina do mundo (ainda em atividade), uma catedral que parece Hogwarts, edifícios hiper modernos, o Mediterrâneo, vinho e comida maravilhosa.

O Cartão de Embarque andou a descobrir Montpellier com o João Santos Costa. Jornalista de profissão e viajante nas horas vagas, ele gosta mesmo é de partir à descoberta do desconhecido.

Por lá...

Mark as Played

A Gâmbia é um dos países africanos mais pequenos (e mais estreitos). É como uma língua que parte do Atlântico e entra pelo Senegal. E parece que os portugueses foram os primeiros europeus a passar pelo Rio Gâmbia, nos idos do século XV.

Desde cedo que a Tânia Oliveira semeou nos mais pequenos a semente da curiosidade. Aos dias de hoje são 5 em Fuga a percorrer o mundo e deixam-nos as melhores dicas para viajar com crianças...

Mark as Played

Este Cartão de Embarque leva-te até à Ásia para conhecer um território que foi lar de várias culturas antigas. Paquistão, aqui vamos nós!

A Lisa Vaz é viajante, fotógrafa e líder de viagens. Foi com os pais que começou a viajar e neste momento já vai em cerca de 60 países, numa lista que vai continuar a aumentar. Hoje, fala-nos de uma das viagens mais marcantes que já fez: foi em 2018, quando rumou ao Paquistão.

Por lá, o A...

Mark as Played

Nesta viagem do Cartão de Embarque vestimos de azul e branco para conhecer um país entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Atlântico. Llegamos a Argentina!

Viagens e gastronomia são duas paixões da Ana Gil Pires. Até porque a gastronomia é uma forma de conhecer o mundo. Também foi assim na viagem que fez pela Argentina, com um menu que foi das empanadas às parrillas de carne, sem esquecer o peixe do Rio Iguazu.

A Macarena Hernández ...

Mark as Played

Dos lagos às torres medievais, passando pela poesia e pela música, este Cartão de Embarque leva-te à península balcânica. Bem-vindo à República da Macedónia do Norte! 

O Vasco Cardoso rumou a Escópia num autocarro que parecia ter sido tirado de um filme. Hoje, fala-nos da história complexa de um país que promete uma viagem no tempo marcada pela gastronomia e pela hospitalidade de quem nos recebe.

Prova disso são a Naumka Ku...

Mark as Played

Em linha reta, são mais de 6.700 km que separam Portugal da Tanzânia. Lá, encontramos o Parque Nacional do Serengeti (uma das inspirações da Disney para criar o Rei Leão) e o Kilimanjaro, a montanha mais alta de África.

A Sara Mota diz-nos que “às vezes encontras o lugar onde pertences.” E foi isso que aconteceu há 4 anos, quando começou uma nova vida em Zanzibar. Ali, onde a vida tem outro ritmo, anda descalça o dia inteiro, tem um...

Mark as Played

A Primavera trouxe consigo temperaturas elevadas e por isso este episódio leva-te aos tons azul e branco da República Helénica. Hoje vamos até ao sul da Europa para descobrir a Grécia!

A Catarina Carvalheiro está em Portugal, mas tem um pezinho (e todo o coração) na Grécia. Começou por viver em Atenas cerca de 7 meses, mas haveria de voltar para estudar grego moderno e para descobrir uma terra que a continua a fascinar.

Es...

Mark as Played

O berço da civilização reserva surpresas fascinantes para quem o visita. No Iraque, ainda em 2021 foi descoberto um antigo assentamento urbano com 4 mil anos.

O Gustavo Gonçalves apresenta-se como “um indivíduo normalíssimo que gosta de desvendar mistérios” - e rendeu-se a um povo que diz amável e hospitaleiro. Neste episódio, fala-nos sobre como se sentiu seguro no Iraque e sobre o dia em que se cruzou com um iraquiano que conhece ...

Mark as Played

No Butão não existem semáforos. Mas neste país no coração dos Himalaias existe o FIB, o índice que mede a Felicidade Interna Bruta. E não há muito tempo, o primeiro-ministro (que é médico) ainda dava consultas ao sábado.

O Sérgio Guimarães Almeida já lá esteve por duas vezes, naquele Reino que se encontra entre a China e a Índia, os gigantes asiáticos. “Quando viajamos pelo Butão é um clima, há uma certa tranquilidade nas pessoas e ...

Mark as Played

Atenção senhores passageiros, preparem o vosso Cartão de Embarque porque o voo com destino à Eslovénia está prestes a descolar!

A natureza foi um dos fatores que levou a Família Boralá Mundiar a pegar na autocaravana e a rumar à Eslovénia. A Oriana Silva é a porta voz desta família de dois adultos e duas crianças, que juntos percorreram florestas, lagos, montanhas e grutas eslovenas.

Em Maribor encontramos o Boris Pukšič, u...

Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.