Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.
Podcast número 33.
O que aprendi sobre resiliência após o meu diagnóstico de uma doença terminal.
Hoje eu farei um episódio singular, que é o resultado de uma reflexão longa e o meu objetivo é passar para você meus conselhos de como estar preparado para os desafios mais ameaçadores a uma vida plena. Não preparei o episódio de hoje para conversar somente com as pessoas que tenham problemas semelhante ao meu, mas para todos. Portanto farei um pedido a você, caso você acredite que o você aprender hoje e útil, encaminhe este podcast para as pessoas na sua vida que você quer bem.
Há cerca de dois anos, minha carreira como pesquisador na área de câncer foi abruptamente interrompida. Problemas de saúde me forçaram à aposentadoria, trazendo um diagnóstico devastador: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neuromuscular progressiva, incurável e fatal. Receber essa notícia é um golpe, especialmente pela ausência de opções terapêuticas eficazes e pela rápida incapacitação física. Saber que sua vida tem prazo e sua capacidade física será cada dia pior transforma completamente a perspectiva. Fiquei surpreso com a calma que reagi e frequentemente os médicos e profissionais da saúde ficavam mais estressados do que eu mesmo. Hoje, quero compartilhar como encontrei uma forma adaptada de reagir a essa realidade.
Quando se reflete sobre um diagnóstico como o da ELA, uma das primeiras coisas que vem à mente são as decisões tomadas na vida. Ter vivido com um propósito claro, alinhando objetivos e ações aos próprios valores, buscando coerência, significado e pertencimento, permite que, neste momento de avaliação, não surjam arrependimentos profundos. Não consigo imaginar algo mais importante do que, ao descobrir que sua vida tem um limite, poder olhar para trás sem lamentações significativas.
· Percebi que eu havia priorizado as coisas certas. Minha paixão pela medicina e pelos meus filhos.
E por isso que esta é a missão deste podcast: mostrar como a ciência pode nos ajudar a chegar a esse ponto com poucos ou nenhum arrependimento significativo. Enfrentar o caminho para a morte com a convicção de uma vida sem grandes lamentos é, de fato, algo inestimável.
Como construir Resiliência e Propósito?
É fundamental entender que a preparação para um diagnóstico tão desafiador como a ELA vai além de uma simples avaliação do passado. Trata-se de construir uma vida que, mesmo diante das maiores adversidades, seja rica em propósito e significado. Isso implica viver de forma consciente, valorizando cada momento, cada experiência e cultivando relacionamentos profundos. É, em sua essência, compreender o que significa ser membro da espécie humana.
· Não postergar as decisões que trarão o crescimento necessário para estar preparado quando a vida muda de direção.
Na minha concepção, preparar-se para a morte é uma busca constante por uma vida plena. Isso significa contribuir para a comunidade, encontrar satisfação nas atividades diárias e aceitar a inevitabilidade do fim. Ao viver plenamente, estamos também nos preparando para os obstáculos que a vida inevitavelmente trará. Ver a doença não como um adversário a ser derrotado, mas como uma parte da jornada, nos permite focar no verdadeiro desafio: viver com autenticidade, buscando crescimento pessoal e conexão com os outros sempre.
· Porém convém destacar que é necessário desenvolver as habil
Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.
o Um grande abraço do Kald.
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
Cardiac Cowboys
The heart was always off-limits to surgeons. Cutting into it spelled instant death for the patient. That is, until a ragtag group of doctors scattered across the Midwest and Texas decided to throw out the rule book. Working in makeshift laboratories and home garages, using medical devices made from scavenged machine parts and beer tubes, these men and women invented the field of open heart surgery. Odds are, someone you know is alive because of them. So why has history left them behind? Presented by Chris Pine, CARDIAC COWBOYS tells the gripping true story behind the birth of heart surgery, and the young, Greatest Generation doctors who made it happen. For years, they competed and feuded, racing to be the first, the best, and the most prolific. Some appeared on the cover of Time Magazine, operated on kings and advised presidents. Others ended up disgraced, penniless, and convicted of felonies. Together, they ignited a revolution in medicine, and changed the world.
The Joe Rogan Experience
The official podcast of comedian Joe Rogan.