Imagine um nativo Maori acordando pela manhã há milhares de anos atrás, para um dia de pesca com membros da tribo, sem nenhuma tecnologia, este grupo sai para pescar e navega por centenas de quilômetros. Com as informações coletadas da própria natureza, este grupo consegue saber para onde ir, como chegar e através dos ventos, dos pássaros, correntezas, ondas, estrelas, sol, navegar o mar aparentemente infinito. Cada membro do grupo aprendia continuamente, sabia o que e como fazer, se adaptando integralmente a tribo, a natureza e ao trabalho colaborativo. Cada um aprendeu no decorrer de anos, como interpretar as informações que a natureza passava, metodicamente transformando todas estas informações em decisões que permitiram a todos pensar em sintonia e trabalhar colaborativamente. A integração entre cada membro do time, se refletia na forma como cada um pensava, como parte de um grupo coeso que entendia o ambiente ao redor e se adaptava de forma bem-sucedida. A vida de todos dependia da efetividade de cada um e vice-versa.
A capacidade cognitiva de capturar informações empíricas do ambiente, analisar e aplicar essas informações de uma forma efetiva para decidir como navegar e pescar, reflete uma habilidade que foi desenvolvida no decorrer de anos de colaboração e treinamento individual.
O nativo começa a aprender cedo, brincando, trabalhando, colaborando e no convívio social. Com uma relação de mestre e aprendiz, integrado ao trabalho diário e com objetivos específicos de permitir a adaptação deste indivíduo e da tribo para sobreviver naquele ambiente. Pensar era uma habilidade individual exercida coletivamente. Aprender a pensar era um treinamento realizado na prática da vida diária, com objetivos específicos. O objetivo da cognição humana vai além de estar certo e ser racional, busca permitir uma adaptação integrada e flexível ao mundo dentro de um time, a rede social daquele indivíduo.
A informação coletada pelo nativo maori durante a caça ou navegação tinha uma função específica e era utilizada de forma sistemática para entender como agir. Informação era transformada em conhecimento, que então era transformado em decisão e ação. Havia uma integração entre a informação e as ações. Informações e conhecimento eram transformados decisões sábias e adaptadas aquela realidade. Este processo gradual, sistemático, integrado, de aprendizado social, com atividades em grupo, observação contínua de fatos e informações coletadas empiricamente, demonstra uma cognição completamente integrada entre todos e aplicada na vida.
A capacidade de pensar segue os principais princípios do pensamento crítico. O nativo maori pensa criticamente.
Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.
o Um grande abraço do Kald.
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
Dateline NBC
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Follow now to get the latest episodes of Dateline NBC completely free, or subscribe to Dateline Premium for ad-free listening and exclusive bonus content: DatelinePremium.com
The Joe Rogan Experience
The official podcast of comedian Joe Rogan.