All Episodes

February 27, 2025 26 mins

Send us a text

Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

Podcast número 24, episódio da área socialidade.

Está bem, socialidade é importante, mas o que eu faço a respeito? 

Oi, pessoal, muito bom estar de volta hoje no episódio 24.

A partir do episódio anterior decidi mudar a estrutura do podcast. Ao invés de falar sobre cada área, eu irei discutir tópicos que considero mais urgentes e relevantes independente da área deste tópico. Como você deve lembrar, as áreas são sistema, socialidade, individualidade e cognição. Caso você queira mais detalhes sobre as áreas ouça o primeiro episódio de introdução. Hoje conversarei sobre um tópico da área socialidade.

Grande parte dos episódios do podcast conexão sapiens são estruturados na forma de um argumento científico que deve ser comunicado a uma população geral, construído com evidências e de forma sistemática. Porém o argumento que hoje eu defenderei é provavelmente mais bem classificado como uma opinião pessoal baseado no aprendizado científico das últimas décadas. Por favor interprete o texto de hoje como uma opinião. Entretanto eu acredito que a forma como apresentarei as ideias hoje busca criar uma reflexão a respeito de um problema grave devido a forma como a ciência evoluiu, está passando desapercebido pela sociedade e pela comunidade médica-científica. 

Caso você queira ver uma referência para a discussão de hoje, leia o artigo de revisão da pesquisadora Juliane Holt-Lunstad. Deixarei a referência no final deste episódio.

Uma socialidade saudável está integrada com a saúde biopsicossocial de inúmeras formas diferentes. Um relacionamento amoroso saudável, traz um profundo bem-estar e alegria com engajamento que propicia aprendizado e crescimento neurocognitivo, com alterações de biomarcadores específicos tais como ocitocina, vasopressina, endorfina, entre muitos outros. Um amor romântico saudável traz equilíbrio para a fisiologia do bem-estar. Entretanto, a rejeição social tem efeitos biológicos bem diferentes, causando uma dor profunda, que pode ser melhorada parcialmente com a utilização de analgésicos. Rejeição social dói e aumenta o risco de dependência por opioides. 

O isolamento social causa alterações e inúmeras aspectos da nossa fisiologia, com diminuição dos níveis de dopamina cerebral, dificultando o aprendizado. Também causa muitas outras consequências que desequilibram a fisiologia normal, tais como aumento do cortisol, imunossupressão, aumento do risco cardiovascular, depressão, entre muitos pontos. As alterações bioquímicas causadas pelo isolamento social podem ser mensuradas em diversos marcadores diferentes, inclusive citocinas e hormônios. Estes exemplos ilustram como relacionamentos sociais fazem parte do equilíbrio que o corpo humano precisa para manter sua fisiologia saudável. O corpo humano não funciona bem sem uma socialidade saudável. 

Considerando todo o entendimento que pode ser atingido hoje com a ciência já existente, várias mudanças deveriam ser implantadas na forma como a gente se comporta individualmente e dentro da sociedade. Já conversei anteriormente a respeito dos 2 hiatos que existem na interface entre a ciência e a sociedade. O primeiro hiato é a diferença entre o que não se sabe e o que se sabe, ou seja, a diferença do tamanho do conhecimento e da ignorância. A responsabilidade por acelerar a produção de conhecimento mora dentro da comunidade científica. O segundo hiato está entre o que se sabe e o que se aplica, ou seja, a

Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

o Um grande abraço do Kald.

Mark as Played

Advertise With Us

Popular Podcasts

Stuff You Should Know
Cardiac Cowboys

Cardiac Cowboys

The heart was always off-limits to surgeons. Cutting into it spelled instant death for the patient. That is, until a ragtag group of doctors scattered across the Midwest and Texas decided to throw out the rule book. Working in makeshift laboratories and home garages, using medical devices made from scavenged machine parts and beer tubes, these men and women invented the field of open heart surgery. Odds are, someone you know is alive because of them. So why has history left them behind? Presented by Chris Pine, CARDIAC COWBOYS tells the gripping true story behind the birth of heart surgery, and the young, Greatest Generation doctors who made it happen. For years, they competed and feuded, racing to be the first, the best, and the most prolific. Some appeared on the cover of Time Magazine, operated on kings and advised presidents. Others ended up disgraced, penniless, and convicted of felonies. Together, they ignited a revolution in medicine, and changed the world.

The Joe Rogan Experience

The Joe Rogan Experience

The official podcast of comedian Joe Rogan.

Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2025 iHeartMedia, Inc.