Send us a text
Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.
Podcast número 31, episódio da área individualidade.
Você quer emagrecer? Como criar o hábito de transformar saber em fazer.
Leonardo da Vinci disse: “Fui infectado pela urgência do fazer, saber não basta; é preciso aplicar. Estar disposto não basta; é preciso agir”.
Mas, afinal como eu posso ilustrar este ponto de transformar conhecimento em ação?
Um desafio comum hoje em dia é estabelecer uma alimentação saudável. Seja para perder peso, ou para melhorar a própria saúde, ou simplesmente aumentar o prazer ao comer, este é um objetivo comum.
Para ilustrar a tradução do conhecimento em um plano de ação efetivo, vou usar o exemplo de como eu interpretaria a ciência para mudar o hábito de comer:
- Prática diária de análise metacognitiva: Desenvolva autoconsciência sobre todos os processos cognitivos relacionados ao ato de comer. Isto significa que você deve desenvolver uma habilidade mental de monitorar o processo de decisão relacionada à alimentação.
- Ação: Formar um hábito metacognitivo de rever todos os aspectos influenciando minha alimentação.
-
- Objetivo: tornar-se um profundo conhecedor de todos os processos cognitivos que influenciam as minhas decisões relacionadas à alimentação.
-
- Como?
- Coletar dados empíricos:
-
- Estabelecer um diálogo entre o self atual e o self futuro: Mantenha um diálogo entre como você pensa hoje e como pensará amanhã. Informe seu futuro self sobre as decisões alimentares de hoje.
-
- Reflexão sistemática: Desenvolva autoconsciência sobre os critérios usados para decidir o que e quanto comer. Identifique forças que influenciam sua alimentação, como cansaço, ansiedade, autoregulação, hábito, pressão social etc.
-
- Para a maioria das pessoas, um hábito diário de metacognição aplicado às escolhas alimentares provavelmente terá consequências predominantemente positivas, levando a hábitos alimentares mais saudáveis, maior autoconsciência e melhor alinhamento com os objetivos de saúde. No entanto, é importante estar atento aos possíveis obstáculos, como a fadiga de decisão e o risco de desenvolver padrões excessivamente restritivos ou ansiosos. A chave é usar a metacognição como uma ferramenta para a conscientização reflexiva e tomada de decisões equilibradas, em vez de uma fonte de estresse ou controle rígido.
-
- Refine a sua consciência corporal de todos os aspectos relacionados ao ato de comer, por exemplo fome, prazer de comer, cheiro da comida, textura, saciedade etc.
- Formar um hábito de treinar a própria atenção diariamente.
- Mindful Eating: Pratique a alimentação consciente, prestando atenção plena a cada mordida.
- Fome
- Saciedade
- Impulso
- Tenha consciência da sua atitude em relação a si próprio. Perdoe-se e não desista: Seja paciente e gentil consigo mesmo. Celebre pequenas vitórias e retome a rotina no dia seguinte.
- Mas notícias são a norma...
-
- Os resultados vêm devagar, lembre-se que leva semanas a meses para se mudar hábitos antigos.
-
- Nunca desista, lembre-se que formar um novo hábito é a vitória da determinação
Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.
o Um grande abraço do Kald.