O Rei humilde que vem a Sião
Canta de alegria ó cidade de Sião! Alegra-te cidade de Jerusalém! Olha o teu rei que chega justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, no filho duma jumentinha. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim, os cavalos de Jerusalém e os arcos de guerra. Estabelecerá a paz entre as nações, dominará desde um mar até ao outro, desde o Eufrates até ao fim do mundo. Leitura bíblica em Zacarias 9:9-10
Durante as eleições estamos habituados aos debates, aos comícios e aos discursos. Depois, temos a oportunidade de assistir a intervenções no Parlamento, a entrevistas e conferências de imprensa. A pouco e pouco formamos uma ideia (e também uma opinião) dos líderes que ouvimos e vemos falar. Passamos a conhecer melhor a forma como tratam os adversários, os que lhes são próximos e os estranhos. Muitas vezes a imagem que passam e tentam formar nas nossas mentes é de força e capacidade de vitória, mas raramente vemos a virtude da humildade neles. Hoje em dia, a humildade é uma qualidade pouco apreciada, e muitas vezes tida como um sinal de fraqueza. Mas de facto essa noção está bem longe da realidade. A humildade promove o reconhecimento das nossas limitações, e leva-nos a dar mais valor aos outros, às suas perspectivas e aos seus contributos. Não nos apaga, mas retira-nos do centro do nosso mundo, deixando-nos mais abertos a aprender coisas novas, a tratar os outros com igual valor e com respeito. O Messias anunciado por Zacarias viria sublinhar esse contraste compatível, desejável até, de que um líder forte e vitorioso consegue ao mesmo tempo ser justo e humilde. A profecia viria a cumprir-se e Jesus viria para encarnar essa virtude da forma perfeita. Este Advento, até ao dia em que celebramos o nascimento de Jesus, é uma boa altura para ponderarmos quem Jesus é, o que Ele fez quando viveu no nosso meio e o que continua a fazer na vida daqueles que escolhem segui-Lo. O carácter de Jesus não é para ser emoldurado, mas para ser emulado.
Oração: Que neste Natal possamos sentir o desafio de ser como Jesus, de fazer como Jesus. Que não menosprezemos o trabalho do Espírito Santo em nós, e nos deixemos moldar por Ele. Que valorizemos os que estão perto, que tenhamos compaixão pelos estranhos e que consigamos amar os que nos antagonizam. Amém. - João Duarte
Neste tempo pede a Deus força para esperar com confiança. Agradece pela alegria que Ele coloca no teu dia. Entrega-Lhe aquilo que te preocupa. Pergunta: o que queres que eu faça hoje para viver mais perto de Ti?
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
My Favorite Murder with Karen Kilgariff and Georgia Hardstark
My Favorite Murder is a true crime comedy podcast hosted by Karen Kilgariff and Georgia Hardstark. Each week, Karen and Georgia share compelling true crimes and hometown stories from friends and listeners. Since MFM launched in January of 2016, Karen and Georgia have shared their lifelong interest in true crime and have covered stories of infamous serial killers like the Night Stalker, mysterious cold cases, captivating cults, incredible survivor stories and important events from history like the Tulsa race massacre of 1921. My Favorite Murder is part of the Exactly Right podcast network that provides a platform for bold, creative voices to bring to life provocative, entertaining and relatable stories for audiences everywhere. The Exactly Right roster of podcasts covers a variety of topics including historic true crime, comedic interviews and news, science, pop culture and more. Podcasts on the network include Buried Bones with Kate Winkler Dawson and Paul Holes, That's Messed Up: An SVU Podcast, This Podcast Will Kill You, Bananas and more.