O nascimento em Belém
Por essa altura, o imperador Augusto decretou que se fizesse o recenseamento de toda a população do império romano. Foi o primeiro recenseamento quando Quirino era governador da Síria. Todos iam inscrever-se, cada um na sua cidade. Por isso José partiu de Nazaré, na província da Galileia, e foi para a cidade de David que se chama Belém, na província da Judeia. Como José era descendente de David, foi lá inscrever-se levando consigo Maria, sua noiva , que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, chegou o momento de Maria dar à luz. Nasceu-lhe então o menino, que era o seu primeiro filho. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, por não conseguirem arranjar lugar na casa. Leitura bíblica em Lucas 2:1-7
Como a gravidez inesperada de Maria, hoje também conseguimos reconhecer milagres que ocorrem na nossa vida. Mas, mesmo quando tudo parece estar bem, não controlamos as circunstâncias da nossa vida. Maria e José foram confrontados com decisões de governação que implicavam uma viagem longa e mais impostos. A exigência acrescia-se por se tratar do final da gravidez, quando o descanso e a preparação da chegada do seu bebé eram essenciais. Esta viagem requereu esforço físico e psicológico e, quanto não bastasse, ao chegarem ao destino, não havia nenhum local para se alojarem. Nenhum familiar os poderia ter recebido? A vulnerabilidade de uma mulher grávida não foi suficiente para ser acolhida? Estaríamos nós dispostos a fazê-lo? O relato bíblico não especifica, mas é possível que Maria, uma jovem mulher, tenha tido o seu primeiro filho sem ajuda de outras mulheres, inclusive parteiras, sem conforto. O nosso Salvador foi deitado numa manjedoura, um recipiente onde se deposita a comida para o gado. Mesmo numa família pobre da Judeia, tal não aconteceria. Os bebés eram deitados em berços de junco e tecidos. Creio que não será difícil empatizarmos com a história de Maria e José, colocando-nos no lugar de cada um, homens ou mulheres. Apesar da distância temporal que nos separa, os desafios pessoais e familiares narrados na Bíblia não diferem substancialmente dos teus e dos meus. A burocracia que arrasta processos sem fim à vista, impostos e aumento do custo de vida que implicam acertos nas nossas finanças, a crise na habitação, a dificuldade na garantia de cuidados de saúde urgentes, a expectativa na constituição e alargamento da família, a apatia perante o sofrimento do outro e a ausência de condições básicas de vida… Seja qual for a circunstância ou adversidade, coloca-nos a todos no mesmo plano, de dependência de Deus! O nascimento de Jesus não poderia ter ocorrido noutra cidade que não Belém, a profecia tinha de ser cumprida. Podemos não conseguir entender (a dado momento ou em vez alguma) o caminho tortuoso que trilhamos, mas é a convicção que as promessas de Deus nunca falham e que Ele nos capacita à medida de cada desafio que nos dará a firmeza para Lhe obedecermos. Porque a Seu tempo surge a bênção na adversidade, o bebé Jesus para Maria e José, o nosso amigo sempre presente, Senhor e Salvador Jesus. Oração: Senhor, és um Deus fiel, as Tuas promessas não falham. Ajuda-me a confiar no Teu propósito para a minha vida e a reconhecer com alegria a maior dádiva que recebi de Ti, o Teu Filho Jesus. Em Teu nome, amém. - Tânia Inverno
Neste tempo pede a Deus força para esperar com confiança. Agradece pela alegria que Ele coloca no teu dia. Entrega-Lhe aquilo que te preocupa. Pergunta: o que queres que eu faça hoje para viver mais perto de Ti?
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
My Favorite Murder with Karen Kilgariff and Georgia Hardstark
My Favorite Murder is a true crime comedy podcast hosted by Karen Kilgariff and Georgia Hardstark. Each week, Karen and Georgia share compelling true crimes and hometown stories from friends and listeners. Since MFM launched in January of 2016, Karen and Georgia have shared their lifelong interest in true crime and have covered stories of infamous serial killers like the Night Stalker, mysterious cold cases, captivating cults, incredible survivor stories and important events from history like the Tulsa race massacre of 1921. My Favorite Murder is part of the Exactly Right podcast network that provides a platform for bold, creative voices to bring to life provocative, entertaining and relatable stories for audiences everywhere. The Exactly Right roster of podcasts covers a variety of topics including historic true crime, comedic interviews and news, science, pop culture and more. Podcasts on the network include Buried Bones with Kate Winkler Dawson and Paul Holes, That's Messed Up: An SVU Podcast, This Podcast Will Kill You, Bananas and more.