Nesta Live, com os professores do IJEP: Waldemar Magaldi, Oswaldo Cudizio, Natalhe Vieni e Ajax Salvador, refletimos a respeito das várias hipóteses diante do fenômeno do Bebe Reborn. Oscilando entre o terapêutico e o patológico, entre o simbólico e o concreto, o bebê reborn nos leva a questionar os limites da fantasia, o papel dos objetos simbólicos e a fragilidade das relações humanas. É resultado de algoritmos dos complexos psíquicos e da midiosfera, que se retroalimentam? É o encanto pelo simulacro, que é perfeito apesar de sintético, e não gera o medo do fracasso como cuidador? É uma representação projetiva da criança interior, negada e maltratada? O fenomeno é resultado da “falsolatria” a adoração ou veneração do falso, do que é ilusório ou enganoso. É mais uma “onda” como aconteceu com o fenômeno Tamagotchi ou Second Live? São as consequencias do feminismo como afirmam os Red Pills? É pior ou melhor do que a humanização do Pets? É pela necessidade de apego, num mundo tão egoísta, individualista e insensível? Cyrulnik argumenta que o apego não é apenas um mecanismo biológico, como sugere Bowlby, mas também envolve uma função simbólica que permite a construção de um sentido de segurança e de pertencimento. Equivale a ascensão dos companheiros de IA: chatbots emocionais e relacionamentos digitais – Filme Ela? É uma forma de resgate do mundo imaginal e a cura pela imaginação? É o reflexo de uma cultura de Puers e Puellas, onde as meninas brincam de boneca enquanto os meninos brincam com os joguinhos? É um mecanismo de defesa para evitar uma percepção mais profunda e autêntica da realidade – que é bruta, cruel e insólita –, envolvendo-se excessivamente em interesses superficiais e materialistas para alimentar a ilusão de poder e controle. A ação de cuidar, de se importar genuinamente com o bem-estar do outro, pode ser uma expressão mais ativa e profunda do amor. Reborn provocou escândalo, como se fosse um sintoma mais grave ou “louco” do que o uso de bonecas sexuais hiper-realistas, as love-dolls, por homens adultos e o fenômeno do amor sintético, revela o machismo e a misoginia estrutural? https://youtube.com/live/ymVb9V8u4dA?feature=share
Stuff You Should Know
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
The Joe Rogan Experience
The official podcast of comedian Joe Rogan.
Dateline NBC
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Special Summer Offer: Exclusively on Apple Podcasts, try our Dateline Premium subscription completely free for one month! With Dateline Premium, you get every episode ad-free plus exclusive bonus content.