São seis anos de conversas entre amigas. De papo sério, desabafo, emoção. Crises e policrises (às vezes de riso). De aluguéis de triplex, conjunções astrais, dicas e mais dicas de colocar o cérebro embaixo da torneira. De trocas sinceras, de vocês do outro lado e ao nosso lado. Mudamos, mas seguimos as mesmas. O Donas da P* Toda é um podcast sobre comportamentos, carreiras e afetos produzido de forma independente pelas jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz. Todas às terças-feiras fica disponível em áudio e vídeo no Spotify.
Há controvérsias sobre aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica. Mas não resta dúvidas de que a forma como a gente se apresenta diz muito. Às vezes, conta sobre mudanças. Em outras, sobre permanências. Diz de gostos, prioridades. E essa comunicação meio consciente, meio direta, meio pensada é o nosso papo de hoje.
Do "repica, René, repica" do icônico filme Divã até o "cabelo é tudo" depois do surto...
O dicionário Oxford é muito sacana. Porque, ao mesmo tempo, ele fala que suficiente é aquilo que satisfaz, que basta, que é o bastante. O que, vai, dá uma diminuída na nossa régua: o bastante parece bem bom. Mas aí o segundo significado vez pra zoar: “entre o bom e o sofrível”. Agora diz pra nós: que mulher nesse mundo, com a nossa autocobrança lá no talo, aceita estar nessa medida que começa pelo sofrível?
O suficiente tem outras m...
Um texto publicado pela revista Vox falando sobre os millennials chegando aos quarenta anos, argumenta que a nossa crise de meia idade é diferente das vividas pelas gerações anteriores. E diz: "esta é uma geração que muitas vezes não pode se dar ao luxo de jogar fora a casa ou a vida familiar, muito menos o novo carro esportivo; uma geração que cresceu hiperconsciente sobre a saúde mental e os benefícios da terapia, incentivou...
Lá no episódio 28 falamos sobre as nossas pequenas alegrias da vida profissional. Aí, no episódio 145 falamos com a Melissa Resch sobre a habilidade - e o treino necessário - para ver beleza na rotina. Depois, no episódio 190, falamos sobre as pequenas indulgências que cometemos pra sentir um prazerzinho na rotina que a Beatriz Guarezi, da Bits to Brands, chamou de “momento delícia”.
E aí chegamos aqui: em junho de 2025, quando...
Uma celebração muito importante: os seis anos desse podcast e a chegada aos 400 mil plays em um programa independente, feito com muito amor e suor. Um dia todo entre melhores amigas. Nossa maquiadora favorita, que faz maravilhas pela nossa autoestima. Uma casa onde já recebemos ouvintes, com um dia de sol maravilhoso. Roupas das nossas marcas favoritas, pensadas para que o momento fosse incrível. Uma dupla de fotógrafos com quem se...
O “molho”, o “borogodó”, “aquela coisa”. Você se sente uma pessoa interessante? Entende que sua vida é interessante? Andamos sondando algumas amigas e nos perguntando, a partir da negativa da maioria delas, o que motiva essa percepção, qual é a relação dela com a nossa autoestima e como é possível nutrir essa relação de interessança consigo própria.
------------------
APOIE O PODCAST! ...
Vale Tudo é considerada "a novela das novelas". E não tinha como a gente passar imune a esse assunto - até porque a Marina Melz fala disso em um assunto e em outro também. Mas mesmo que você não esteja tão ligado assim, com certeza anda esbarrando aos memes, cortes e análises sobre a novela.
Nós escolhemos falar sobre a Odete Roitman de Débora Bloch e o porquê de estar tão difícil odiar essa personagem mesmo com tudo o que ela tem ...
Resiliência se tornou um grande termo da moda. E foi por muito tempo intencionalmente usada pelo mercado de trabalho para dizer que tínhamos que seguir mesmo passando por necessidades e sem amparo social algum. Que as mulheres tinham que persistir em relacionamentos, mesmo quando a carga mental recaia infinitamente mais sobre elas.
E aí, quando a corda puxa para um lado, também puxa do outro. Vivemos nos últimos anos um contra movim...
A Liniker pede ajuda para salvar os domingos. O Alexandre Pires canta que domingo é dia de “estar ao seu lado, esquecer de tudo o que o amor nos fez sofrer”. Já o Falcão diz, com O Rappa, que “só não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo”. E só por essa playlist já ficou fácil sacar que domingo pode ser tudo, menos um dia comum.
O domingo é um dia tão peculiar que existe um criador e uma data de criação pra ele. O imper...
"Minecraft: The Movie. Você já deve ter visto nas redes que isso não é um filme, é um evento pra Gen Alpha. Pois é, o que deveria ser mais uma adaptação de game nas telonas se transformou em um fenômeno social, as sessões lotadas vibram com a participação da plateia. Em vez de assistir passivamente, adolescentes dão risada, gritam, filmam e criam conteúdo, fazendo do cinema um espaço físico de interação digital”.
“A nova tempo...
Os brasileiros estão se divorciando mais. Em 2022, ano das estatísticas mais recentes que temos, segundo dados do Registro Civil, foram 970 mil casamentos e 420 mil divórcios judiciais e extrajudiciais. Ou seja: um divórcio para cada 2,3 casamentos. Em 2010, para se ter uma ideia, foram 977 mil casamentos e 239 mil divórcios. Um divórcio para cada quatro casamentos.
Os motivos que levam um casal a se separar são inúmeros. Mas nosso ...
“Em um mundo que recompensa o domínio ou a monetização de todo interesse passageiro, obsessões temporárias são pequenas rebeliões. seu propósito é restaurar a ordem no playground que é a sua vida”. A escritora Ankita Shah faz uma espécie de defesa do que ela chama de “obsessões temporárias”. Podem ser hobbies, pequenas coisas do dia a dia, tudo o que nos tira um pouco da correria e do básico da vida.
E a gente ficou pensando se isso...
Que bangunça é essa? Pode entrar, só não repara a banguça. Como é que você se acha nessa bagunça? Temos certeza que essas frases já rondaram por aí. Seja falando ou ouvindo, a bagunça é muito presente nas nossas conversas.
Nosso papo de hoje é sobre isso. Falamos sobre o que a bagunça revela sobre nossas rotinas e preferências, como a gente lida com a vida quando ela vem e dá uma bagunçada nos nossos planos?
------------------
Alguém fez alguma coisa por você: uma indicação de trabalho, um suporte emocional, uma ajuda inesperada em um momento difícil. Certamente, pelo menos naquela hora, você reconhece aquele ato e expressa sua gratidão por aquilo. Mas e depois? Cabô, passô, sumiu?
Por quanto tempo a valorização de algumas ajudas que a gente recebe segue sendo carinho e quando ela se torna quase um sentimento de dívida? E como a gente espera ser reconhec...
A série Ruptura se tornou a produção mais vista da Apple TV+ e virou hit nas redes. Nessa distopia, funcionários de uma empresa passam por um procedimento para separar suas vidas pessoais da rotina no trabalho. Já em A Substância, uma estrela de hollywood passa por um estranho tratamento para criar uma versão mais jovem de si mesma.
Mas será que essas histórias são tão distópicas assim? Será que já não temos vidas fragmentadas em r...
Dos mesmos criadores de “fale de você sem falar do seu trabalho”, vem aí o “seu hobby diz muito sobre você”. Em pleno 2025, não basta tomar dois litros de água por dia, ser produtiva, ter uma casa que fotografa bem, gabaritar o GymRats, nutrir afetos e ter uma vida afetiva animada e cheia de performance. A moda agora é a ostentação de hobbies.
A Jacira Doce já ironizou (a gente ama!) e a gente veio conversar sobre o que é um hooby....
Fizemos um workshop alguns meses atrás com a Martha Colvara Bachilli. Eis que um dos exercícios era massagear a mão de outra participante com um óleo super cheiroso e ir contando pra ela como essa experiência poderia ser melhor. Cá estamos, meses depois, pra confessar que nem uma, nem outra conseguiu fazer esse exercício direito. Seja por receio de incomodar a outra ou por uma dificuldade real oficial em saber o que a gente queria....
Uma amizade geralmente é composta de uma amiga e uma inimiga do fim, assim como de uma boca de sacola e uma calada vence. Uma que conta tudo pra todo mundo, posta seu dia, compartilha tudo sem medo de ser feliz. Outra que só conta pros chegados, faz a misteriosa nas redes sociais e prefere guardar suas questões até que elas estejam super bem resolvidas.
Aqui não é diferente. E se você já ouviu o Donas, sabe bem quem é quem.
Neste ep...
O Dia Internacional da Mulher se aproxima e neste ano quisemos falar sobre risada. Sabemos que temos inúmeros motivos para chorar, sentir raiva, para se revoltar e ir à luta. Mas já entendemos que fazer isso sentindo prazer, se divertindo e gargalhando também é uma forma de sobreviver.
Afinal de contas, você sabe como é: a imensa maioria das mulheres é ensinada desde o primeiro dia a se conter: não sentar com as pernas abertas, não...
“Nosso modo de viver impede que entremos em contato com o sonho, seja como memória, seja como narrativa. Acordamos atrasados, com o celular na mão, e não nos lembramos do que sonhamos e, muito menos, conseguimos contar o sonho para outras pessoas e interpretá-lo. As novas gerações serão extremamente literais porque o espaço da metáfora, da alegoria, da poesia, da filosofia, está sendo drasticamente reduzido”.
O neurocientista Sidar...
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
The latest news in 4 minutes updated every hour, every day.
Does hearing about a true crime case always leave you scouring the internet for the truth behind the story? Dive into your next mystery with Crime Junkie. Every Monday, join your host Ashley Flowers as she unravels all the details of infamous and underreported true crime cases with her best friend Brit Prawat. From cold cases to missing persons and heroes in our community who seek justice, Crime Junkie is your destination for theories and stories you won’t hear anywhere else. Whether you're a seasoned true crime enthusiast or new to the genre, you'll find yourself on the edge of your seat awaiting a new episode every Monday. If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people. Follow to join a community of Crime Junkies! Crime Junkie is presented by audiochuck Media Company.
The Clay Travis and Buck Sexton Show. Clay Travis and Buck Sexton tackle the biggest stories in news, politics and current events with intelligence and humor. From the border crisis, to the madness of cancel culture and far-left missteps, Clay and Buck guide listeners through the latest headlines and hot topics with fun and entertaining conversations and opinions.
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Follow now to get the latest episodes of Dateline NBC completely free, or subscribe to Dateline Premium for ad-free listening and exclusive bonus content: DatelinePremium.com