O Tempo Virou

O Tempo Virou

O Tempo Virou é um podcast de conscientização ecológica conduzido por Giovanna Nader, que a cada semana recebe convidados para um bate-papo sobre temas referentes ao meio ambiente, colocando em pauta os dilemas da vida contemporânea e os novos tipos de práticas e pensamentos que já estão fazendo a diferença no planeta. Episódios novos toda terça.

Episodes

July 27, 2021 31 min
Erva-cidreira, Arnica, Babosa, Cannabis, Cúrcuma, Boldo, Gengibre são só alguns exemplos da imensa variedade de espécies de plantas medicinais com que a natureza nos abençoa. O Brasil é um dos países com a maior diversidade genética vegetal do planeta e nós acreditamos que esse conhecimento deve ser propagado. Nesse episódio converso com a farmacêutica e herbalista Alline Cipriano sobre o poder das ervas medicinais e como incluir e...
Share
Mark as Played
Moda é um assunto que deveria ser pra todes, afinal de contas todo mundo usa roupa. O episódio de hoje conta com a presença ilustre de Dudu Bertholini pra nós falar sobre moda inclusiva, sem gênero, plural, diversa e sustentável. Pra ouvir é só apertar o play correndo!
Share
Mark as Played
Mudanças climáticas, crise climática e, mais recentemente, emergência climática. A evolução terminológica não é à toa, na verdade ela serve pra direcionar o senso de urgência necessário para revertermos esse cenário catastrófico. Quem nos joga a real é cientista e professor Eduardo Sá Barreto. Na oportunidade, conversamos sobre as previsões das organizações e das conferências climáticas, os principais esforços em nível mundial, as ...
Share
Mark as Played
As ONGs ativistas e ambientais são fundamentais na divulgação científica, na promoção de campanhas, na implementação de projetos articulados com outros órgãos e na criação de verdadeiras redes de engajamento cidadãs. Por este motivo, vem sendo explicitamente perseguidas pelo atual governo. Conversamos com Gabi Yamaguchi, do WWF-Brasil, sobre o papel dessas ONGs na luta contra a degradação ecológica.
Share
Mark as Played
O tabu em torno da proibição da maconha impede a regulamentação da produção de uma matéria-prima com muitas propriedades medicinais e industriais: o cânhamo. O Felipe Watanabe organiza campanhas de conscientização e legalização do cânhamo no Brasil, ressaltando os seus inúmeros benefícios ecológicos e econômicos. Quer saber mais? É só clicar no play.
Share
Mark as Played
A crise da pandemia evidenciou a necessidade de um Estado forte, que seja capaz de impulsionar a economia e garantir saúde e bem-estar para a população. A pergunta é: em quais áreas esse gasto pode ser aplicado para que se tenha resultados verdadeiramente inclusivos e sustentáveis? A economista e professora da USP, Laura Carvalho, nos explica como funciona programas de “recuperação verde”, amplos planos de investimentos que geram e...
Share
Mark as Played
A que se deve a elitização da noção de sustentabilidade? O que fazer para democratizar essa pauta? Essa são as perguntas norteadoras do episódio e também a missão de vida de nossa convidada, Amanda Costa. Amanda é jovem-embaixadora da ONU e fundadora do Perifa Sustentável, um movimento que tenta conciliar a pauta da sustentabilidade com as demandas da periferia. Quer saber mais? Aperte o play e vem com a gente.
Share
Mark as Played
O episódio de hoje vai tratar de um assunto que tá no coração de muita gente: a sétima arte. Convidamos a cineasta Marina Person para uma papo sobre essa relação histórica ente o cinema e meio ambiente. Listamos muitos filmes com mensagens ecológicas, comentamos sobre os diretores que abordam a temática socioambiental e também falamos sobre a necessidade de se pensar sets de gravação mais sustentáveis, uma vez que a indústria do ci...
Share
Mark as Played
Na Semana do Meio Ambiente, trazemos aqui o alerta da crise hídrica. Mônica Seixas é a nossa convidada que veio nos contar que a culpa da falta de água não está no seu banho demorado, mas na falta de justiça ambiental, no projeto de mercantilização da água e no uso predatório deste bem vital e essencial pela indústria e pelo agronegócio. Quer saber mais? É só dar o play.
Share
Mark as Played
Neste episódio, Giovanna recebe a designer de moda e mestre em sociologia, Yame Reis, para uma conversa sobre o problema dos agrotóxicos na produção das roupas, especialmente em relação à cultura do algodão. A conversa abordou também novas formas de produção agroecológicas, a circularidade da indústria da moda e novos tipos de fibras e materiais cuja as produções agridem menos o meio ambiente e a saúde humana. Quer saber mais sobre...
Share
Mark as Played
Sabia que a agroecologia também pode mover as cidades? O engenheiro florestal e educador popular João Portella nos conta as várias formas de manifestação nos perímetros urbanos: as hortas comunitárias nas periferias, os movimentos de ocupação agroecológica, as interações campo-cidade e muito mais. A revolução na produção de alimentos já existe e passa pelo resgate ancestral da agroecologia.
Share
Mark as Played
O episódio de hoje recebe o socioambientalista Thiago Ávila, para uma conversa sobre a vertente do Bem Viver. Apesar do nome fofo, o Bem Viver representa uma proposta radical, no sentido de pensar com radicalidade que um outro mundo (e outra sociedade) é perfeitamente possível e passível de construção. Ficou curios@? Corre pra dar o play.
Share
Mark as Played
Os catadores de recicláveis cumprem um papel socioambiental essencial, ao serem os responsáveis pela coleta de 90% de todo o material reciclado no país. Reconhecimento e valorização é o que pedem os trabalhadores da categoria. O Tempo Virou teve a honra de conversar com o presidente da Associação Nacional dos Catadores, o Roberto Rocha. Tema urgente! E super necessário! É só dar play!
Share
Mark as Played
Ecofascismo é um tipo de pensamento que tenta resolver os problemas ecológicos do mundo a partir de uma série de propostas autoritárias, reacionárias, racistas e anti-humanistas. Por se tratar de soluções que parecem fáceis à primeira vista, é muito importante reconhecê-las, para evitar que estas se infiltrem no nosso ativismo. Quem veio nos alertar sobre esse tipo de pensamento é a comunicadora e analista política Lana de Holanda....
Share
Mark as Played
Comer é um ato político pra quem pode escolher. E quem não tem essa escolha? No segundo episódio desta temporada, Giovanna recebe a culinarista e ativista alimentar Bela Gil para um papo sobre todas as questões políticas que atravessam o tema da alimentação: insegurança alimentar, o modelo de produção atual, o sistema de alocação, agrotóxicos, reforma agrária e muito mais... É só dar um o play!

Ficha técnica:
Apresentação - Giovanna ...
Share
Mark as Played
No episódio que abre a segunda temporada d’O Tempo Virou, Giovanna Nader recebe a vereadora mais votada do Brasil, Erika Hilton, numa conversa que aborda pautas de direitos humanos e ambientais e a importância de intersecção dessas lutas. Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome, de vírus ou de descaso ambiental. Curios@s? Aperte o play e depois conta pra gente o que você achou.

Ficha Técnica: ...
Share
Mark as Played
No último episódio dessa temporada a conversa é sobre humor, leveza e esperança, com a pessoa que dividiu com Giovanna angústias e aprendizados durante esses meses de confinamento, Gregório Duvivier. A temporada chega ao fim, mas a nossa luta não está nem no começo. É hora de respirar, renovar as energias e planejar com muito carinho a segunda temporada desse nosso podcast!
Share
Mark as Played
Nesse penúltimo episódio da temporada falamos de princípios norteadores que devem guiar as nossas formas de consumo e o nosso modelo de organização social e econômica. A saída está no afeto, entendendo essa palavra a partir de uma perspectiva ampla, como propõe Jackson Araújo. Quer saber mais? É só dar o play nessa conversa pra lá de afetiva!
Share
Mark as Played
Eleições é o momento que a gente para pra decidir qual o rumo queremos tomar nos próximos anos. E tendo em vista a urgência climática, precisamos priorizar candidaturas comprometidas com a pauta do meio ambiente. Pra ajudar a gente a entrar no “clima” das eleições, recebemos a deputada federal Sâmia Bomfim, que nos contou como as eleições municipais podem ser decisivas na resolução de problemas ambientais como poluição urbana, sane...
Share
Mark as Played
Incentivar o trabalho artesanal na cadeia da moda é uma ótima forma de privilegiar uma produção ética e ecologicamente correta. Quem faz isso muito bem é Marcia Kemp, fundadora da Nannacay, marca de moda que formou uma enorme rede com artesãos do mundo todo, que criam, a partir das mais diversas culturas, produtos sustentáveis e feitos manualmente.
Share
Mark as Played

Popular Podcasts

  • If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

  • Dr. Death

    We’re at our most vulnerable when we go to our doctors. We trust the person at the other end of that scalpel. We trust the hospital. We trust the system. Christopher Duntsch was a neurosurgeon who radiated confidence. He claimed he was the best in Dallas. If you had back pain, and had tried everything else, Dr. Duntsch could give you the spine surgery that would take your pain away. But soon his patients started to experience complications, and the system failed to protect them. Which begs the question: who - or what - is that system meant to protect? From Wondery, the network behind the hit podcast Dirty John, DR. DEATH is a story about a charming surgeon, 33 patients and a spineless system. Reported and hosted by Laura Beil.

  • The Daily

    This is what the news should sound like. The biggest stories of our time, told by the best journalists in the world. Hosted by Michael Barbaro. Twenty minutes a day, five days a week, ready by 6 a.m.

  • Dateline NBC

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

  • Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks then look no further. Josh and Chuck have you covered.

Facebook comments will no longer be available on iHeart

We're taking steps to simplify your experience. If you want to reach out to our hosts or stations, please do so via their website or social media. If you need any assistance please check out our help site.

Chat About O Tempo Virou

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeartRadio App.

Connect

© 2021 iHeartMedia, Inc.