Contas-Poupança

Contas-Poupança

Contas-Poupança é um podcast de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, que aproveita as suas viagens de carro para falar sobre dinheiro. Todas as segundas-feiras às 7h, uma nova boleia para começar bem a sua semana financeira. Disponível em todas as aplicações de podcast e nos sites da SIC Notícias e Expresso.

Episodes

April 24, 2024 8 mins

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo.

Esta é uma pergunta muito comum. É, de facto, uma tentação fazer isso, mas as finanças pessoais têm algumas leis básicas que convém seguir para não dar passos em falso. E será que podemos ter uma po...

Mark as Played

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS

O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai representar mensal e anualmente no seu salário? Provavelmente vai ter uma desilusão, mas mesmo assim quero dizer-lhe que pouco é melhor do que nada.

Há casos em que o au...

Mark as Played

Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em vez de receber reembolso (ou não pagar nada).

A Lúcia está confusa e já não percebe se deve continuar a fazer retenção na fonte nos recibos verdes em 2024, uma vez que parece que não vale a pena.

É muito importante que...

Mark as Played

Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como não é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase como se fosse uma prenda do Estado que podemos usar de uma forma mais "ligeira", como se fosse um bónus.

Talvez fosse bom revermos os nossos critérios para a utilização desse dinheiro.

Embora o reembolso...

Mark as Played

Uma ouvinte tem a disponibilidade de colocar 100 euros por mês de lado para o futuro dos seus dois filhos pequenos. Ela pergunta qual é a melhor maneira de pôr esse dinheiro a render.

Esta é uma dúvida comum e que pode ser adaptada a qualquer pessoa que tenha dinheiro disponível todos os meses para proteger e melhorar o seu futuro, mesmo que seja para si e não para os seus filhos ou netos. Tudo depende do seu perfil, do seu objeti...

Mark as Played

Muitas pessoas ganham "bem", são cultas, com qualificações e não fazem ideia de que têm as suas finanças num caos. Acham que estão bem e não estão.

Há situações em que até suspeitamos que qualquer coisa não está bem, mas não admitimos a nós próprios que temos um problema ou que estamos a caminho de ter um problema financeiro. O primeiro passo para resolvermos uma situação é admitirmos que não estamos bem, ou que podíamos estar mui...

Mark as Played

O Marco pergunta se depois de atingir os limite dos 250 euros de deduções nas Despesas Gerais Familiares, vale a pena continuar a pedir mais faturas com o número de contribuinte dos filhos para ir buscar mais 250 euros.

Esta é uma dúvida comum. Há dois extremos em Portugal: os que acham que tudo entra no IRS como despesa; e os que acham que nada vale a pena. Nem uns, nem outros estão certos. O importante é sabermos o que entra e o...

Mark as Played

Começou a entrega do IRS relativo a 2023. O prazo vai desde 1 de Abril até 30 de Junho. Mas garanta que vai receber MESMO o máximo reembolso possível ou que vai pagar o menos possível de IRS.

Neste episódio, recordo-lhe as principais dicas para fazer tudo bem à primeira. Não se esqueça de que o IRS Automático nem sempre é bom para si e que tem muitos anexos, benefícios, deduções e englobamentos que lhe podem fazer render centenas ...

Mark as Played

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca pagar comissões na vida e está curiosa com a possibilidade de aderir a uma conta de serviços mínimos bancários.

A partir desta pergunta, explico quais são as várias ...

Mark as Played

Esta pergunta é um "clássico". Dois milhões de portugueses têm PPR (Plano Poupança Reforma) mas são poucos que sabem - mesmo - porque os têm e para que servem.

Quando fazemos um PPR como investimento - para fazer crescer o nosso dinheiro - a grande dúvida é: como é que eu sei que é altura de o resgatar para garantir que ganho dinheiro? E se nunca chegar a ganhar dinheiro? E que garantias tenho de que é realmente uma boa opção para...

Mark as Played

A entrega do IRS começa no dia 1 de abril. Há até pessoas que o entregam 1 ou 2 dias antes, desde que a página já esteja disponível. A ideia é receber o reembolso o mais cedo possível. Será que corro algum risco ao fazer isso?

Se a data de entrega começa a 1 de abril, não é suposto já estar tudo pronto? Porque é que os contabilistas e outras pessoas (como eu) aconselham a esperar alguns dias antes de entregar o Modelo 3, mesmo que...

Mark as Played

Entramos na reta final do IRS. Nestas duas semanas que faltam até ao início da entrega (a partir de 1 de abril e até 30 de junho) ainda há uma coisa que deve fazer para aumentar a possibilidade de aumentar o seu reembolso do IRS.

Desde o dia 15 de março que está disponível a página com TODAS as suas deduções possíveis no IRS deste ano e que são do conhecimento da Autoridade Tributária.

É agora que tem de confirmar que não falta n...

Mark as Played

O André consegue atualmente poupar 300 euros por mês e pergunta qual é a melhor forma de rentabilizar essa poupança: poupar, investir ou amortizar o crédito à habitação?

Embora seja fácil fazer as contas de forma racional e puramente matemática, as finanças pessoais são mais do que isso. No episódio desta semana, respondo quais são os passos que deve dar na sua vida financeira para que - mais lá para a frente - veja os melhores re...

Mark as Played

A Worldcoin está nas bocas do mundo. Em Portugal, já 300 mil pessoas "venderam" a foto da íris a uma empresa que, em troca, lhes oferece algumas criptomoedas (Worldcoin) que têm valorizado bastante nas últimas semanas.

Há pessoas que estão a "ganhar" centenas de euros não só com a foto da sua íris, mas também porque ainda levam os familiares e amigos para ganhar mais umas "comissões". 

O que está envolvido nesta "moda"'? É perigo...

Mark as Played

Uma ouvinte vendeu uma casa e ficou com dinheiro disponível. Mas só pensa usá-lo daqui a 3 anos. Onde deve colocar esse dinheiro durante este tempo, com o objetivo de que ele renda o máximo possível durante este tempo? 

Há alguma regra sobre onde pôr o dinheiro a render, dependendo do número de anos que tem pela frente? Tudo depende dos objetivos que tem para esse dinheiro.

O episódio desta semana dá uma dica que simplifica a sua...

Mark as Played

Todos os anos, milhões de portugueses entregam o IRS e esperam pelo reembolso como se fosse o resultado de algum sorteio ou mais um menos uma questão de sorte. Mas é possível fazer as contas. 

Para ter uma ideia de quanto IRS tem de pagar este ano, e de quanto pode vir a ser o seu reembolso, tem de compreender primeiro como é que o IRS é calculado. Os escalões são uma espécie de escadinha de percentagens e tem de perceber quantos ...

Mark as Played

Os Certificados de Aforro continuam a suscitar muitas dúvidas. Uma delas é se somos obrigados a declará-los no IRS e como se faz. Essa dúvida é também muito comum quando alguém começa a pensar em investir em produtos relacionados com as bolsas, como Fundos PPR, Fundos de Investimento, ações, ETF, etc.

A resposta é: depende. Uns sim e outros não, como explico no episódio desta semana.

"Vamos a contas" são episódios "bónus" a meio ...

Mark as Played

A ouvinte Ana nunca mudou de empresa de eletricidade em toda a sua vida. Faz-lhe confusão mudar e acha que dá muito trabalho e sente que as outras empresas não lhe inspiram confiança. Este é um perfil muito típico dos consumidores portugueses.

No episódio desta semana, explico porque temos de mudar o nosso chip de consumidores, e dou várias dicas sobre como pode baixar a sua fatura de eletricidade, mesmo não mudando de empresa for...

Mark as Played

Esta ouvinte do podcast (que quer ficar anónima) tem apenas 29 anos de descontos para a Segurança Social. Trabalha muito e recebe o seu salário, mas os "patrões" recusam-se a fazer descontos para a Segurança Social. Ela tem 64 anos e está muito preocupada com a reforma que vai ter. E tem razões para isso.

Esta situação é uma autêntica bomba-relógio que já explodiu e vai continuar a explodir, mas que é silenciosa. Milhares de portu...

Mark as Played

Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode repetir mais 750 € no ano que vem. Chama-se Cheque Formação + Digital e no episódio desta semana explico-lhe quem tem direito, que tipo de cursos pode fazer, como se candidata e quando recebe o dinheiro.

Eu vou aproveitar e gostava que muitos de vocês aproveitassem também esta oportunidade p...

Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.