GordaCast

GordaCast

Abra os ouvidos e o coração para juntos quebramos padrões! Toda terça-feira, a jornalista Thamiris Rezende acompanhada de um convidado traz reflexões e discussões de temas que envolvem o universo de pessoas gordas e/ou que se consideram fora dos rótulos impostos pela sociedade. Muitos são os motivos que nos fazem reverberar preconceitos ou odiar a si mesmo de forma natural, mas é chegada a hora de repensar o modo com que vemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Preparados para um papo cabeça bem leve e desconstruído?

Episodes

November 17, 2020 44 min
Falamos muito sobre autoestima, mas às vezes esquecemos que ela começa a ser construída na primeira infância. Nós, quanto adultos somos automaticamente responsáveis por quebrar os ciclos da ditadura da beleza e permitir que nossas crianças sintam-se seguras em ser quem são para no futuro serem adultos mais autoconscientes. Estamos fazendo isso?

Um estudo de uma organização australiana, a Pretty Foundation aponta que 34% das meninas...
Share
Mark as Played
Hoje nosso papo é sobre política. Ao contrário do que aprendemos ao longo na nossa vida, política é sim tema que se discute e são essas discussões que pautam as mudanças sociais que almejamos.

Como cidadãos nosso papel político social é eleger vereadores, senadores, deputados, governadores e presidente ou podemos atuar com política sem ter cargos públicos eletivos?

Uma pesquisa inédita, realizada em 2017, pela consultoria paulistan...
Share
Mark as Played
Uma Pesquisa realizada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP mostra que a palavra “nordestino” está impregnada de preconceito e de construções sociais que levam alguns brasileiros de outros Estados a enxergarem os migrantes do Nordeste como “seres inferiores”.

De acordo com dados da Pnad, do IBGE, o Estado de São Paulo é o principal destino de migrantes do Nordeste, representando, em 2015, quase 13% da populaçã...
Share
Mark as Played
Olá Olá pessoas,

Sejam todos bem-vindes ao GordaCast!

No episódio de hoje eu gostaria de propor que subíssemos juntas mais um degrau na discussão de feminismo.

Quero começar este episódio citando Audre Lorde, uma escritora caribenha-americana, feminista, lésbica e ativista dos direitos civis.

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas.”

É pensando justamente nas...
Share
Mark as Played
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em 2019 mostra que 52% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais em redes sociais e metade deles (50%) afirma que se sente influenciada em relação aos produtos e serviços que os influencers indicam nas plataformas.

Porém, nós sabemos que não são só produtos e serviços que os influencers promovem, muitos deles jogam luz em assuntos desconfortáveis e promovem debates so...
Share
Mark as Played
Em tempos de filtros que “embelezam”, feeds perfeitos e harmônicos, cultura da comparação e, consequentemente, eterna insatisfação com o próprio corpo e a própria história, ficamos cada vez mais vulneráveis à transtornos de saúde mental, mas esquecemos que esse looping eterno de “querer o corpo como da fulana” “ter sucesso como a ciclana” “viver a vida perfeita da beltrana” nos conduz direto e reto para os transtornos alimentares.

...
Share
Mark as Played
September 15, 2020 66 min
Você já ouviu falar em setembro amarelo? Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Todos os anos, o mês de setembro é dedicado à discussão de saúde mental. Falando nisso, como anda a sua saúde mental em um ano de pandemia?

Saúde mental é assunto sério. Você sa...
Share
Mark as Played
Ei, psiu, vem cá! O nosso papo de hoje é um pouco desconfortável, afinal não é fácil assumir como reverberamos preconceito de forma praticamente despercebida.

No episódio de hoje do GordaCast recebemos o publicitário e creator Dave Avigdor para falaremos sobre expressões gordofobicas que devem ser excluídas do seu vocabulário JÁ!
Share
Mark as Played
De uma forma geral, nós mulheres lutamos para conquistar grande parte dos espaços que ocupamos hoje e no futebol não é diferente. Houve um tempo, nos anos 40 para ser mais específica, que mulheres eram proibidas por lei de praticar futebol. Aqueles 42 anos de proibição nos prendeu à uma evolução lenta e pouco reconhecida do futebol feminino profissional no Brasil. Para falarmos sobre futebol ser coisa de mulher sim, recebo aqui a J...
Share
Mark as Played
Em 2018, a #gordofobiamedica levantada pela Flávia Durante trouxe à tona uma questão recorrente: a negligência do setor da saúde no atendimento à pessoas gordas. Se você é gordo provavelmente já foi mal atendido, desrespeitado, impedido de ter um diagnóstico correto ou de receber o tratamento por causa do seu peso e tamanho. Se você não é gordo provavelmente nunca se atentou a seriedade da dificuldade que as pessoas gordas de todas...
Share
Mark as Played
O que é autoestima para você?

Você já deve ter reparado que a autoestima está em alta nos últimos anos. Caiu na boca do povo mesmo, mas às vezes eu tenho a sensação de que tá todo mundo falando sobre a famigerada autoestima mas quase ninguém entende o que ela realmente é.

Por este motivo recebemos hoje no GordaCast, a Nuta Vasconcellos que é criadora do projeto @chadeautoestima e psicóloga em formação para repensarmos juntxs o ...
Share
Mark as Played
Todos nós falamos sobre os padrões estéticos impostos pela mídia, mas péra! Como a mídia faz isso? Como os filmes, séries, desenhos e notícias que consumimos influenciam na nossa autopercepção? No episódio de hoje recebemos a jornalista, doutora em comunicação, Agnes Arruda que é autora da tese “ O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade”.

Neste episódio, o GordaCast também conta com a participaç...
Share
Mark as Played
Diante do que vivemos no Brasil e no mundo, a nossa pauta não podia fugir da pandemia, isolamento social e quarentena, portanto, hoje o nosso papo é sobre porque as pessoas têm tanto medo de engordar? Há gordofobia escondida por trás desse pânico e das piadas?

Infelizmente, você já deve ter se deparado com alguma piada nos grupos de whatsapp ou nas redes sociais sobre engordar na quarentena. Se você recebeu e , assim como eu se se...
Share
Mark as Played
October 8, 2019 50 min
Se você foi uma criança gorda provavelmente foi motivo de zoação dos colegas ou alvo de bullying na escola. Não é à toa que para muitos a escola é uma época meio tenebrosa e boa de ser esquecida.  

Em tom de brincadeira, o bullying chega e devasta física e emocionalmente crianças e adolescentes. Que tal tentarmos refletir sobre o cenário que nossas crianças estão inseridas?

Para entendermos um pouco mais sobre a raiz do bullying tal...
Share
Mark as Played
As empresas não admitem, mas conquistar um espaço no mercado de trabalho é um desafio de décadas para pessoas gordas (mesmo quando o desenvolvimento econômico do país ia de vento e polpa).

Além das exigências comuns como experiência na área de atuação, inglês ou outros idiomas fluentes, cursos técnicos, o corpo também é um critério velado na seleção dos profissionais.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho, em 2005 apontou que ent...
Share
Mark as Played
5 anos atrás o gordo só estava na mídia quando o assunto era doença, obesidade, bariátrica e etc. Esse cenário evoluiu, mas parou no papo da autoestima, moda, empoderamento. Um empoderamento bem raso, afinal como eu posso me sentir bem comigo mesma se eu não consigo frequentar um espetáculo no centro cultural da minha cidade porque lá não há poltronas minimamente confortáveis ou que caiba uma pessoa gorda? Como eu posso me sentir e...
Share
Mark as Played
Atualmente o assunto queridinho da internet é autoestima. É claro que o tema é muito importante, afinal, ser quem você é e sem medo ou pudores é maravilhoso, mas não é fácil. Me preocupa muito que quando falamos sobre autoestima esquecemos que não é só a saia listrada, o top cropped, a roupa justa que importam na construção da autoconfiança, auto respeito e amor próprio. Estamos esquecendo ou falando muito pouco dos nossos direitos...
Share
Mark as Played
Você que está aí do outro lado do fone de ouvido se considera uma pessoa autêntica? Na era da hiper conexão, aplicativos de relacionamentos, redes sociais fica difícil saber o que é real e aos poucos vamos aceitando e assumindo como “comum” gestos menos autênticos.

Além disso, a busca por um padrão de beleza e comportamento acabam nos tornando cada vez menos autênticos. Para falarmos sobre o assunto convidei hoje a blogueira Natáli...
Share
Mark as Played
[Episódio Reprise] Hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher, mas a pergunta é: há motivos para comemorá-lo?

Para entendermos o panorama da mulher na sociedade trouxemos alguns dados:

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), que administra a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, foram registradas no primeiro semestre de 2018 quase 73 mil denúncias. O resultado é bem maior do que o regis...
Share
Mark as Played
De uma forma geral, a convivência humana é bem complicada. Quando levamos essa experiência para o ambiente de trabalho a dificuldade é elevada à enésima potência porque por si só o esse ambiente tende a ser hostil, competitivo e por fim, desgastante. Eu não sei porque, mas culturalmente é assim.
De acordo com dados levantados em 2017 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a depressão e o estresse ocupacional estão entre as...
Share
Mark as Played

Popular Podcasts

  • If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

  • Dr. Death

    We’re at our most vulnerable when we go to our doctors. We trust the person at the other end of that scalpel. We trust the hospital. We trust the system. Christopher Duntsch was a neurosurgeon who radiated confidence. He claimed he was the best in Dallas. If you had back pain, and had tried everything else, Dr. Duntsch could give you the spine surgery that would take your pain away. But soon his patients started to experience complications, and the system failed to protect them. Which begs the question: who - or what - is that system meant to protect? From Wondery, the network behind the hit podcast Dirty John, DR. DEATH is a story about a charming surgeon, 33 patients and a spineless system. Reported and hosted by Laura Beil.

  • The Daily

    This is what the news should sound like. The biggest stories of our time, told by the best journalists in the world. Hosted by Michael Barbaro. Twenty minutes a day, five days a week, ready by 6 a.m.

  • Dateline NBC

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

  • Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks then look no further. Josh and Chuck have you covered.

Facebook comments will no longer be available on iHeart

We're taking steps to simplify your experience. If you want to reach out to our hosts or stations, please do so via their website or social media. If you need any assistance please check out our help site.

Chat About GordaCast

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeartRadio App.

Connect

© 2021 iHeartMedia, Inc.