Por que tantas pessoas ignoram a realidade ao seu redor, e acreditam cegamente em líderes “salvadores da pátria”, que prometem soluções milagrosas?
Sigmund Freud e Jacques Lacan, dois dos maiores teóricos da psicanálise, consideram a função paterna fundamental para a formação da identidade e para a inserção do indivíduo na sociedade. Freud destaca o papel do pai na estruturação do superego, a instância psíquica responsável pela internalização das normas e leis sociais. Lacan, por sua vez, expande essa visão introduzindo o conceito do “Nome-do-Pai”, que se refere não apenas à figura do pai biológico, mas a um conjunto de normas, valores e leis, que regulam a vida social.
00:10 – Introdução
00:27 – Alienação e a busca por um pai substituto
06:59 – Platão e o Mito da Caverna: presos em sombras
10:15 – Por que os grupos alienados desenvolvem comportamentos de ódio?
13:33 – O combustível chamado “fake news”, e o ciclo de desinformação
15:54 – Rompendo o ciclo da alienação
19:00 – Enfim...
20:20 – A psicoterapia é um bom caminho para a libertação de um líder manipulador?
Leia
AQUI o meu artigo publicado no Portal Muita Informação! com outros detalhes do mesmo tema.
✅PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! O podcast Psicologia Cotidiana nasceu das compilações dos programas de rádio ao vivo. onde respondo perguntas dos ouvintes, ou falo sobre um tema específico. O objetivo é informar, esclarecer, aumentar o conhecimento e o autoconhecimento. Os assuntos abordados são os mais diversos e relacionados com o dia-a-dia das pessoas. Alguns temas são: ciúme; narcisismo, sociopatia; depressão e a família; síndrome do pânico; inveja; ética e moral; síndrome de burnout; relacionamentos amorosos; transtorno bipolar; TDAH; racismo; ódio nas redes sociais; medos e fobias; luto e perdas; fanatismo religioso; drogas e dependência química; famílias tóxicas; assédio moral; abuso sexual; machismo; discriminação social; bullying; suicídio; mentira, entre outros temas sempre presentes em nossas vidas, direta e ou indiretamente. Não deixe de ouvir, e divulgue para poder ajudar alguém.
=================================== ✅SOBRE O AUTOR Sergio Manzione é psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica, psicoterapeuta, escritor, administrador, mestre em engenharia da energia, e tem mais de 35 anos de atividades profissionais. É o autor do livro “Viva Sem Ansiedade – Oito Caminhos para uma Vida Feliz”. Acredita que quanto maior for o autoconhecimento, menor será o sofrimento, pois, ao compreender como somos, podemos interpretar a realidade exterior com mais suavidade, e não como um conjunto de ameaças. Atualmente, atende em seu consultório e on-line, faz palestras, é colunista do Portal Muita Informação. O site tem vários de seus artigos publicados, vídeos de entrevistas, “lives” gravadas, programas de TV, e diversas informações. Seus projetos atuais incluem novos livros e cursos, sempre preparados para que as pessoas possam se conhecer cada vez mais, e viver de forma mais leve, harmoniosa, alegre e com muito amor por si mesmas e pelas demais.
=================================== ✅ Clique para comprar o livro “Viva sem Ansiedade: Oito Caminhos para uma Vida Feliz” na Amazon:
Aqui o Livro ✅Instagram: @psicomanzione
https://instagram.com/psicomanzione ✅Site: www.sergiomanzione.com.br ✅Podcast (escolha seu app):
https://is.gd/psicotidiana ✅Artigos:
.css-j9qmi7{display:-webkit-box;display:-webkit-flex;display:-ms-flexbox;display:flex;-webkit-flex-direction:row;-ms-flex-direction:row;flex-direction:row;font-weight:700;margin-bottom:1rem;margin-top:2.8rem;width:100%;-webkit-box-pack:start;-ms-flex-pack:start;-webkit-justify-content:start;justify-content:start;padding-left:5rem;}@media only screen and (max-width: 599px){.css-j9qmi7{padding-left:0;-webkit-box-pack:center;-ms-flex-pack:center;-webkit-justify-content:center;justify-content:center;}}.css-j9qmi7 svg{fill:#27292D;}.css-j9qmi7 .eagfbvw0{-webkit-align-items:center;-webkit-box-align:center;-ms-flex-align:center;align-items:center;color:#27292D;}